15
Física para Cientistas e Engenheiros - Volume 1

Exercícios resolvidos: Física para Cientistas e Engenheiros - Volume 1

Gene Mosca, Paul Allen TiplerIBSN: 9788521617105

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +8.675

Passo 1 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Preste bastante atenção agora! Nesta questão, você deve considerar um pulso de onda enviado para cima em uma corda que pende verticalmente do teto. A pergunta a ser respondida é: à medida que o pulso caminha pela corda e se aproxima do teto, ele passa a viajar mais rapidamente, mais lentamente ou com rapidez constante? Vamos lá?

Passo 2 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Bem, para pulsos de onda em uma corda, saiba que a rapidez de propagação depende tanto da força de tração na corda, quanto do material da corda. Pela equação abaixo, podemos verificar esta afirmação:

...... (1)

Veja que corresponde à força de tração na corda e , corresponde à massa específica linear da corda (massa por unidade de comprimento).

Passo 3 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Então, quanto maior a força de tração, maior será a rapidez de propagação da onda. Além disso, as ondas se propagam mais rapidamente em cordas mais leves do que cordas mais pesadas, ou seja, depende do valor de .

Passo 4 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

No caso do pulso que se aproxima do teto, a rapidez dependerá apenas da força de tração, uma vez que a corda é a mesma (mesma massa específica). Ao caminhar em direção ao teto, há um aumento da força peso devido à massa de corda, que se encontra abaixo do pulso. Consequentemente, maior será a tração no teto.

Passo 5 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Concluímos, então, que ele passará a caminhar mais rapidamente, pois a tração será maior.

Exercícios resolvidos no Capítulo 15

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.