16
Física para Cientistas e Engenheiros - Volume 1

Exercícios resolvidos: Física para Cientistas e Engenheiros - Volume 1

Gene Mosca, Paul Allen TiplerIBSN: 9788521617105

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +8.858

Passo 1 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Preste atenção agora neste conceito exibido na página 126: “A força de atrito é proporcional à área microscópica de contato. ” Logo:

Passo 2 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Bem, se os quatro pneus em contato com o asfalto da rua têm uma área de contato e esta área é proporcional ao coeficiente de atrito estático , metade da área de contato, , será proporcional à metade do coeficiente de atrito estático , assim como .

Passo 3 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Assim, o carro descerá ladeira abaixo, pois as forças resultantes e o ângulo de inclinação são os mesmos, apesar de termos agora apenas .

Passo 4 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Portanto, se apenas duas rodas estiverem bloqueadas, o carro descerá ladeira abaixo, pois a inclinação da rua é proporcional à área de contato dos quatro pneus com o asfalto e não a apenas dois deles.

Passo 5 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Observação: Para as rodas desbloqueadas considera-se o atrito de rolamento, cujo coeficiente é tipicamente menor que o coeficiente de atrito cinético em uma ou duas ordens de grandeza e, neste caso, foi desconsiderado.

Passo 6 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Se por acaso o atrito de rolamento fosse considerado neste problema, a força de atrito estático seria menor ou igual a pouco mais que a metade do produto da força normal e os coeficientes de atrito estático (referentes a duas rodas bloqueadas) e de rolamento (referentes a duas rodas desbloqueadas).

Passo 7 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Matematicamente:

Navegar por capítulo

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.