14
Física para Cientistas e Engenheiros - Volume 1

Exercícios resolvidos: Física para Cientistas e Engenheiros - Volume 1

Gene Mosca, Paul Allen TiplerIBSN: 9788521617105

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +8.656

Passo 1 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Fique atento agora! Ao observar a Figura 5-50, da página 152, adote a massa do projétil como . Ao atingir a maior altura em sua trajetória, o projétil se divide em duas partes, sendo que, uma de suas partes cai verticalmente com massa e a outra parte com massa prossegue sua trajetória mais à frente com relação à trajetória do centro de massa do projétil.

Passo 2 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Assim, defina como a posição inicial do projétil. Os pontos de queda e dos fragmentos, assim como no Exemplo 5-16, da página 152, estão relacionados com a posição final do centro de massa por:

ou

Passo 3 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

No impacto, e , onde é o alcance horizontal, se não ocorresse a explosão. Então, explicite :

Passo 4 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Portanto, se o fragmento referente à posição tiver uma massa , o fragmento de massa aterrissará a uma distância de contados a partir da origem do disparo do projétil, em .

Passo 5 de 5keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Observação: repare que dobrando-se a massa do fragmento que cai verticalmente a partir da posição a uma altura máxima , não implica necessariamente que sua distância final, em também dobrará com relação ao resultado encontrado para (massa do fragmento de projétil que fica para trás), que foi de . Porém, nota-se que foi o dobro de .

Exercícios resolvidos no Capítulo 5.8

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.