2

Exercícios resolvidos: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia

Donald Charles RizzoIBSN: 9788522110834

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +550

Passo 1 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para resolver este problema, vamos colocar em prática nosso conhecimento sobre os sistemas do corpo humano e suas funções, em que usaremos o cap. 1 ao longo de nossa resolução.

Passo 2 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

O corpo humano é formado pelos seguintes sistemas: cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, sensorial, endócrino, excretor, urinário, reprodutor, esquelético, muscular, imunológico, linfático, tegumentar. Cada um deles possui órgãos que realizam funções vitais do organismo.

Passo 3 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Sistema digestório: Digestão é a transformação de nutrientes, vindos dos alimentos, em substâncias menos complexas e absorvíveis pelo organismo e assimiláveis pelas células.

O sistema digestório é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta os seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Possui glândulas anexas: glândulas salivares, fígado e pâncreas.

Passo 4 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Sistema respiratório: é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Os órgãos que compõem são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.

Passo 5 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

  Sistema cardiovascular  ou  sistema circulatório : É responsável pela circulação sanguínea no corpo humano , transporta oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo, bem como resíduos do metabolismo das células.

Os órgãos que compõem o sistema circulatório são: coração, veias, artérias e capilares.

Passo 6 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Sistema excretor ou urinário: É formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, que é o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.

Sistema esquelético: O sistema esquelético dá a forma e sustenta todo o corpo humano, protegendo os órgãos internos tendo um papel importante nos movimentos, juntamente com os sistemas muscular e articular, produz as células sanguíneas na medula óssea e armazena os sais minerais, como o cálcio. Formado pelos ossos e cartilagem.

Passo 7 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Sistema muscular: Estabiliza e sustenta todo o corpo, contribuindo na produção dos movimentos, ajuda a regular a temperatura corporal e auxilia o fluxo sanguíneo. É formado pelos músculos esquelético, liso e cardíaco.

 Sistema imunológico ou linfático: é composto por elementos do corpo humano que têm a função de defender o organismo contra a invasão de bactérias, vírus, micróbios e doenças. É formado pelos linfonodos, pelo timo, baço e vasos linfáticos.

Passo 8 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Sistema nervoso : Formado pelo sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) e sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos), o sistema nervoso é responsável pela captação, interpretação e respostas às mensagens recebidas.

Sistema tegumentar (pele) - ajuda a regular a temperatura do corpo humano, e é responsável pela sensibilidade, juntamente com o sistema nervoso, protege o corpo, criando uma barreira contra agressões externas e evitando a perda de líquido. Composto pelo cabelo, pele, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas.

Passo 9 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Sistema endócrino: Realiza a manutenção do equilíbrio do organismo, homeostase, pelo controle das funções biológicas. São responsáveis por produzirem os hormônios que possuem as seguintes funções: regulação do metabolismo, defesa do organismo, produção de gametas, desenvolvimento corporal 

É composto pelas glândulas Pineal ou Epífise, Hipófise, Tireóide e Paratireóide, Supra-renais, Pâncreas, Ovários e Testículos.

Sistema reprodutor : O sistema reprodutor humano é dividido em sistema reprodutor masculino e sistema reprodutor feminino. O masculino é formado pelos testículos, epidídimos, canais deferentes, vesículas seminais, próstata, uretra e pênis. O sistema reprodutor feminino é composto pelos ovários, útero, tubas uterinas e vagina. Têm a função de reprodução de novos seres, ou seja, perpetuação da espécie.

Portanto, a resposta correta é: Sistema digestório: tem a função de transformar os nutrientes, dos alimentos, em substâncias menos complexas e absorvíveis pelo organismo. Possui os seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Possui glândulas anexas: glândulas salivares, fígado e pâncreas.

Sistema respiratório : tem a função de conduzir o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Possui os seguintes órgãos: fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos.

Sistema circulatório : Realiza a circulação sanguínea no corpo humano, transportar oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo, bem como resíduos do metabolismo das células. Possui os seguintes órgãos: coração, veias, artérias e capilares.

Sistema urinário : Tem a função de filtrar o sangue, produzir e excretar a urina, que é o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.

Sistema esquelético : Tem a função de dar a forma e sustentar todo o corpo humano, protegendo os órgãos internos, produz as células sanguíneas na medula óssea e armazena os sais minerais, como o cálcio. Formado pelos ossos e cartilagem.

Sistema muscular : Tem a função de estabilizar e sustentar o corpo, contribui na produção dos movimentos, ajuda a regular a temperatura corporal e auxilia o fluxo sanguíneo. É formado pelos músculos esquelético, liso e cardíaco.

  Sistema linfático : Tem a função de defender o organismo contra a invasão de bactérias, vírus, micróbios e doenças. É formado pelos linfonodos, pelo timo, baço e

Passo 10 de 10keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Sistema tegumentar : Tem a função de regular a temperatura do corpo humano, é responsável pela sensibilidade, juntamente com o sistema nervoso, protege o corpo, criando uma barreira contra agressões externas e evitando a perda de líquido. É formado pelo cabelo, pele, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas.

Sistema endócrino : Tem a função de realizar a manutenção do equilíbrio do organismo, homeostase, pelo controle das funções biológicas , produzem os  hormônios  . Possui as funções de: regulação do metabolismo, defesa do organismo, produção de gametas, desenvolvimento corporal.  

É formado pelas glândulas Pineal ou Epífise, Hipófise, Tireóide e Paratireóide, Supra-renais , Pâncreas, Ovários e Testículos.

Sistema reprodutor : É dividido em  sistema reprodutor masculino  e  sistema reprodutor feminino . O masculino é formado pelos testículos, epidídimos, canais deferentes, vesículas seminais, próstata, uretra e pênis; o sistema reprodutor feminino é composto pelos ovários, útero, tubas uterinas e vagina. Têm a função de reprodução de novos seres.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.