3
premium

Exercícios resolvidos: Fundamentos de Economia - 5ª Ed. 2014

Marco Antonio Sandoval De VasconcellosIBSN: 9788502616325

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +5.617

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Certamente o primordial conceito econômico se relaciona à questão da escassez de recursos. E esse conceito se baseia no fato de que os recursos naturais nunca são suficientes para atender a todas as necessidades e desejos da humanidade.

Há, portanto, que se entender que ocorre uma importante dicotomia a ser desenvolvida pelo pensamento econômico: de um lado temos os desejos e as necessidades ilimitados dos seres humanos e do outro uma limitação de recursos para atender a esses desejos e necessidades. E essa limitação é conhecida como escassez.

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Portanto, se entendermos que os recursos disponíveis não serão suficientes para atender a todos no planeta, nós passaremos a compreender como, do ponto de vista econômico, as decisões são tomadas.

Decisões essas que versam sobre o que se conhece como os problemas econômicos fundamentais. E para abordamos estas questões vejamos o seguinte exemplo:

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Se um marceneiro possui uma quantidade finita de madeira para produzir cadeiras ou mesas, que são suas especialidades, pergunta-se: de que forma ele deverá nortear a sua produção? E as respostas para essa indagação dependerão de uma série de fatores que são classificados como os problemas econômicos fundamentais, senão vejamos:

1º) O que o marceneiro irá produzir? Ou seja, o que lhe trará maior retorno financeiro? Possivelmente, o objeto que lhe proporcionar maiores ganhos será por ele produzido;

2º) Quanto o marceneiro irá produzir? Dez cadeiras e uma mesa, ou duas mesas e quatro cadeiras? Para tomar essa decisão ele precisa saber qual é o seu mercado consumidor, e aí surge outro problema;

3º) Para quem o marceneiro irá produzir? Seu público-alvo será composto por ricos ou por pobres? Ele deverá definir isso também. E por último, ele deverá saber;

4º) Como será sua produção? Ele usará máquinas e tecnologias avançadas ou produzirá tudo manualmente? Isso implica diretamente na forma de produção destes bens.

A partir do exemplo proposto pode-se entender que as decisões sobre a forma de produção mais bem adequada para atender os interesses de quem produz e de quem consome devem nortear-se claramente sobre o que, quanto, para quem e como se dará a produção dos bens e serviços, mesmo por que, quase que intuitivamente, entendemos que não existem bens e serviços para atender a todos.

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

E é por isso, que às vezes, determinados bens e/ou serviços são vendidos por valores que por vezes não compreendemos, mas isto está ligado diretamente ao fato de sua escassez, ou seja, quanto mais difícil (ou escasso) é determinado produto, maior, possivelmente, será o seu valor de mercado, e o acesso até ele também será mais restrito.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.