11

Exercícios resolvidos: Fundamentos de Economia - 5ª Ed. 2014

Marco Antonio Sandoval De Vasconcellos IBSN: 9788502616325

Elaborado por professores e especialistas

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A inflação pode ser definida como um aumento generalizado e contínuo dos preços praticados em certa economia durante determinado período de tempo, sem que isso ocorra de forma esporádica, ele (o aumento) deve ser, portanto, constante.

Os principais faores que causam inflação podem ser:

A) A estruturação dos mercados, se monopolista, oligopolista, concorrencial. Pois isso define a capacidade dos empresários em repassar os aumentos de custos aos seus preços de comercialização;

B) Estrutura das organizações trabalhistas, que quanto mais forem organizadas, mais poderão reivindicar maiores aumentos salariais para suas classes, ou seja, terão maior poder de barganha;

C) Grau de abertura para comércio com o exterior: quanto mais aberta a concorrência externa, provavelmente, menores serão os preços a serem praticados.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A inflação de demanda é aquela que é provocada por um excesso de demanda agregada. Lembrando que demanda agregada é a medida do tamanho global da procura (demanda) de produtos e serviços de toda a sociedade analisada.

Ela ocorre, muito provavelmente, quando existe a situação de produção muito próxima do pleno emprego dos recursos disponíveis. Isso significa dizer que mesmo que se quisesse, pouca seria a capacidade de aumento da produção, e se mais pessoas querem comprar uma mesma mercadoria, mais ela será valorizada, o que em última instancia pode provocar o aumento de seu valor monetário e a conseqüente inflação de demanda.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Já a inflação de custos se refere ao outro lado da negociação, ou seja, o da oferta. Como não ocorre o aumento da demanda, o que poderia explicar o aumento de preços praticados pelo fato de haver maior procura, mas sim um aumento dos fatores de produção, os produtores não arcam com esse aumento eles simplesmente os transferem para o consumidor final, que é quem vai arcar com o aumento dos custos.

Aprenda agora com os exercícios mais difíceis

R$29,90/mês

Assine o PremiumCancele quando quiser, sem multa

Aproveite também

  • check Todos os materiais compartilhados
  • check Biblioteca com 5.000 livros, escolha 5 por mês
  • check Videoaulas exclusivas
  • check Resumos por tópicos