7

Exercícios resolvidos: Fundamentos de Economia - 5ª Ed. 2014

Marco Antonio Sandoval De VasconcellosIBSN: 9788502616325

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +7.112

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A inflação pode ser definida como um aumento generalizado e contínuo dos preços praticados em certa economia durante determinado período de tempo, sem que isso ocorra de forma esporádica, ele (o aumento) deve ser, portanto, constante.

Os principais faores que causam inflação podem ser:

A) A estruturação dos mercados, se monopolista, oligopolista, concorrencial. Pois isso define a capacidade dos empresários em repassar os aumentos de custos aos seus preços de comercialização;

B) Estrutura das organizações trabalhistas, que quanto mais forem organizadas, mais poderão reivindicar maiores aumentos salariais para suas classes, ou seja, terão maior poder de barganha;

C) Grau de abertura para comércio com o exterior: quanto mais aberta a concorrência externa, provavelmente, menores serão os preços a serem praticados.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A inflação de demanda é aquela que é provocada por um excesso de demanda agregada. Lembrando que demanda agregada é a medida do tamanho global da procura (demanda) de produtos e serviços de toda a sociedade analisada.

Ela ocorre, muito provavelmente, quando existe a situação de produção muito próxima do pleno emprego dos recursos disponíveis. Isso significa dizer que mesmo que se quisesse, pouca seria a capacidade de aumento da produção, e se mais pessoas querem comprar uma mesma mercadoria, mais ela será valorizada, o que em última instancia pode provocar o aumento de seu valor monetário e a conseqüente inflação de demanda.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Já a inflação de custos se refere ao outro lado da negociação, ou seja, o da oferta. Como não ocorre o aumento da demanda, o que poderia explicar o aumento de preços praticados pelo fato de haver maior procura, mas sim um aumento dos fatores de produção, os produtores não arcam com esse aumento eles simplesmente os transferem para o consumidor final, que é quem vai arcar com o aumento dos custos.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.