5

Exercícios resolvidos: Fundamentos de Economia - 5ª Ed. 2014

Marco Antonio Sandoval De VasconcellosIBSN: 9788502616325

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +7.069

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Denomina-se função alocativa quando a presença do Estado é necessária para eximir algumas distorções causadas pela má distribuição de recursos, ou seja, onde o sistema de mercadonão conseguiu oferecer (ofertar) adequadamente bens e serviços para todos. Um bom exemplo seria a construção de uma agência bancária em uma cidade ribeirinha ao rio Amazonas, muito provavelmente os bancos privados não se interessarão em abrir uma agência neste local, talvez por considerar que ela não seja lucrativa. E aí, no caso brasileiro, surge o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica para que não aconteça esta distorção.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A função distributiva do Estado se caracteriza pelo seu objetivo de redistribuição de renda, que no nosso cenário brasileiro ainda é muito díspar. Ainda temos uma enorme concentração de renda nas mãos de poucos. Essa redistribuição deveria se dar através da tributação das camadas mais ricas da sociedade em detrimento das mais pobres. Entretanto, ao longo dos anos, temos percebido que essa carga recai sobre a classe média, cada vez mais penalizada pelas intervenções governamentais.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A função estabilizadora se guia por uma atitude intervencionista do Estado, com instrumentos de política fiscal, cambial, comercial, monetária e de renda. Mesmo porque os preços na economia de mercado não são 'auto-reguláveis', ou seja, o seu equilíbrio não vai acontecer somente obedecendo aos princípios de oferta e de demanda, há também a ganância dos comerciantes, que interfere diretamente nos preços de bens e serviços. Por isso, por vezes o Governo atua na tentativa de estabilizar tanto o crescimento de preços, quanto a própria produção de bens e serviços.

Além da tributação da renda, a redistribuição de renda pode combinar impostos sobre produtos de luxo com subsídios para produtos básicos e o nível de emprego.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.