51
Fundamentos de Física 3 - Eletromagnetismo - 9ª Ed. 2012

Exercícios resolvidos: Fundamentos de Física 3 - Eletromagnetismo - 9ª Ed. 2012

David Halliday, Robert Resnick, Jearl WalkerIBSN: 9788521619055

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +14.272

Passo 1 de 3

719299-28-1P AID: 152 | 12/01/2016

Para responder a essa pergunta o estudante deve ter em mente que a força magnética é proporcional ao produto vetorial entre a velocidade e o campo magnético. Além disso, a direção e dentido do produto vetorial são definidos pela regra da mão direita, isto é, a força deve ser na direção perpendicular, tanto a velocidade quanto ao campo magnético. O sentido deve ser dado pelo polegar da mão direita quando os outros dedos estão na direção da velocidade e se curvam na direção do campo.

(a)

Neste item temos o caso da figura a seguir:

Desta figura, vemos que a orientação do vetor força magnética não é perpendicular ao vetor velocidade. Portanto, a orientação dos vetores não é adequada.

(b)

Para o caso da figura a seguir:

O vetor força magnética é perpendicular tanto a velocidade quanto ao campo magnético. Além disso, o sentido da força está de acordo com a regra da mão direita. Assim, a orientação dos vetores está correta.

(c)

Para o caso da figura abaixo,

Desta figura, vemos que a orientação do vetor força magnética não é perpendicular ao vetor campo magnético. Portanto, a orientação dos vetores não é adequada.

lock Ver solução completa

Exercícios resolvidos no Capítulo 28

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.