73
Fundamentos de Física 3 - Eletromagnetismo - 9ª Ed. 2012

Exercícios resolvidos: Fundamentos de Física 3 - Eletromagnetismo - 9ª Ed. 2012

David Halliday, Robert Resnick, Jearl Walker IBSN: 9788521619055

Elaborado por professores e especialistas

Passo 1 de 3

Premissa:

Na região interna do capacitor, a variação do campo magnético é diretamente proporcional à distância (r) até o centro da placa circular do capacitor. Mas, na região externa ao capacitor, o campo magnético do capacitor varia inversamente proporcional à distância do ponto de medição até o centro da placa circular do capacitor.

Do enunciado, temos que o ponto b está dentro das placas do capacitor e, por isso, no ponto ‘b’, a variação do campo magnético é diretamente proporcional à distância (r) até o eixo central do capacitor.

Portanto o ponto ‘2’ no gráfico – único dos três pontos marcados no gráfico no qual a intensidade do campo magnético varia proporcionalmente à distância até o eixo central – corresponde ao ponto ‘b’ (na figura 1).

Do enunciado, temos que os pontos a, c e d estão na região externa ao capacitor.

O ponto ‘a’, externo ao capacitor, corresponde ao ponto ‘1’ no gráfico, pois os pontos ‘1’ e ‘2’ estão equidistantes ao eixo central, assim como os pontos ‘a’ e ‘b’ e, além disso, os pontos ‘1’e ‘a’ estão em região onde o campo magnético varia inversamente proporcional à distância até o eixo central do capacitor.

Seguindo o raciocínio anterior, os pontos ‘c’ e ‘d’, externos ao capacitor, correspondem ao ponto ‘3’ no gráfico.

lock Ver solução completa