5
Historia da Psicologia Moderna

Exercícios resolvidos: Historia da Psicologia Moderna

Sydney Ellen Schultz, Duane P. Schultz IBSN: 9788522116331

Elaborado por professores e especialistas

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Com o objetivo de descrever o processo cíclico que envolve as escolas de pensamento, utilizaremos os conhecimentos obtidos no livro ‘‘ História da psicologia moderna’’, para, assim, conseguirmos escrever sobre surgirmento, desenvolvimento e extinção dessas escolas.

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

No século XIX o filósofo Wilhelm Wundt uniu as ideologias do pensamento filosófico e científico. Por ser um filósofo extremamente crente em suas ideologias, seus pensamentos moldaram a psicologia durante algum tempo. Contudo, logo começou a surgirr opiniões diferentes entre os psicólogos, o que fez com que novas ideias sociais e científicas sugissem. Por volta de 1900 diversa escolas de pensamento foram surgirndo. Essas escolas eram constituída por um grupo de psicólogos que compartilhavam a mesma ideologia e até mesmo a mesma geografia. Essa fase, onde a ciência era dividida em escolas de pensamento é denominada pré-paradigmático. Pode-se perceber que tinha-se um melhor desenvolvimento da ciência quando ela não apresentava mais características de escolas de pensamento concorrentes, quando os cientistas conseguem chegar em um ponto comum. Atualmente, mudou-se pouco a lógica organizacional da psicologia, continuando desfragmentada, em sua maior parte.

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

As mudanças existentes buscam abandonar a lógica das escolas de pensamento, tentando buscar pontos em comuns entre cada escola. Psicólogos mais velhos tem mais dificuldade de aderir as mudanças, de conviver com ideologias diferentes das deles. A medida que o novo sistema era implantado, mais se conseguia o apoio de profissionais da área, principalmente os jovens, diminuindo cada vez mais o espírito combativo do antigo sistema de escolas de pensamento.

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Logo, observa-se que inicialmente a psicologia era extremamente fragmentada em diversas ideologias, muitas escolas de pensamento, que objetivavam defender seus pontos de vista como o único correto a se seguir. Ao longo dos anos, ao se perceber a não eficiência dessa grande fragmentação, as escolas de pensamento começaram a declinar e, atualmente, busca-se correlacionar as diferentes correntes, buscando-se, assim, um consenso.