2
premium

Exercícios resolvidos: Instalações Hidráulicas e Sanitárias - 6ª Ed. 2006

Hélio CrederIBSN: 9788521614890

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +3.047

Passo 1 de 3

719520-1-3QP AID: 97 | 21/05/2016

Vamos calcular a pressão a jusante e a velocidade para o exemplo dado com uma vazão de litros por segundo, um comprimento total da tubulação de metros e um diâmetro de de tubo de PVC. Para estes cálculos, utilizaremos como auxílio o “Ábaco para encanamentos de cobre e PVC”, na Figura 1.12 do livro.

Para utilizarmos o “Ábaco para encanamentos de cobre e PVC”, na Figura 1.12 do livro, basta traçarmos uma reta entre os pontos do diâmetro do tubo de PVC e da vazão dados. Em seguida, devemos estender esta reta até o limite do ábaco conforme ilustrado na figura abaixo.

C:\Users\pedro\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCacheContent.Word\abaco.png

Após traçarmos a reta com os valores dados, encontramos o valor da velocidade de escoamento () que será um valor próximo de:

Em seguida, faremos o mesmo para encontrar a perda de carga unitária () que será um valor próximo de:

Outro método que podemos utilizar para calcularmos a perda de carga unitária neste exercício seria pela fórmula de Fair-Whipple-Hsiao que pode ser encontrada na base do ábaco. Não utilizaremos este método por não ser o pedido no enunciado do exercício.

Fórmula de Fair-Whipple-Hsiao para encanamentos ed cobre e PVC:

Para o cálculo da pressão a jusante, vamos utilizar o método das perdas de carga na tubulação, pelo qual, primeiro, iremos calcular a perda de carga total (), através da equação abaixo, onde é o comprimento total da tubulação dado ().

Ao aplicarmos os valores da perda de carga unitária () e do comprimento total da tubulação () na equação anterior, teremos a seguinte perda de carga total:

Em seguida, para continuarmos, iremos tomar como base a pressão disponível dada no Exercício 1 do Capítulo 1, ou seja,

lock Ver solução completa

Navegar por capítulo

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.