2
Introdução À Econometria - Uma Abordagem Moderna - 4ª Ed.
premium

Exercícios resolvidos: Introdução À Econometria - Uma Abordagem Moderna - 4ª Ed.

Jeffrey M WooldridgeIBSN: 9788522104468

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +571

Exercício

Suponha que na sua universidade lhe seja pedido para encontrar o relacionamento entre horas semanais gastas estudando (estudo) e horas semanais gastas trabalhando (trabalho). Faz sentido caracterizar o problema como de dedução, se o estudo “induz” ao trabalho ou o trabalho “induz” ao estudo? Explique.

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para resolver este problema, vamos pensar sobre o que estudamos sobre análises, métodos e técnicas de econometria até agora, certo? Vamos lá!

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Sabemos que existem diferentes métodos e técnicas de análise econométrica, então, devemos saber em qual situação e hipóteses, devemos considerar cada um, não é?

Podemos utilizar os princípios de econometria, para avaliar qual o efeito causal do trabalho no estudo ou vice-versa, pois encontrar simplesmente uma associação entre duas ou mais variáveis pode ser sugestivo, mas, a não ser que se possa estabelecer uma causalidade, raramente é convincente.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Assim, não faz sentido caracterizar o problema como de dedução. Pois, é necessária uma análise empírica, usando dados para testar a teoria ou estimar a relação.

Portanto, como não foi estabelecida uma causalidade entre trabalho e estudo, não podemos deduzir uma associação entre as variáveis.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.