4
Introdução À Econometria - Uma Abordagem Moderna - 4ª Ed.

Exercícios resolvidos: Introdução À Econometria - Uma Abordagem Moderna - 4ª Ed.

Jeffrey M WooldridgeIBSN: 9788522104468

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Considere um modelo simples para estimar o efeito da propriedade de um computador pessoal (PC) na nota média de graduação de formandos de uma grande universidade pública:

em que PC é uma variável binária que indica a propriedade de um PC.

(i) Por que a propriedade de um PC pode estar correlacionada com u?


(ii) Explique por que PC possivelmente está relacionado à renda anual dos pais. Isso significa que a renda dos pais será uma boa VI de PC? Por quê?


(iii) Suponha que, quatro anos atrás, a universidade tenha concedido subsídios para a compra de computadores a aproximadamente metade dos alunos novos, e que os alunos que receberam esses subsídios tenham sido escolhidos aleatoriamente. Explique cuidadosamente como você usaria essa informação para construir uma variável instrumental de PC.

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para este problema, vamos precisar relembrar o conceito de uma variável binária. Uma variável que é dita binária só pode assumir dois valores, 0 ou 1. A equação do modelo que utilizaremos é da forma:

.

Sabendo disso, acompanhe a resolução!

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(i)

A propriedade de um PC pode estar correlacionada com u, devido ao fato do modelo apresentado acima sofrer um tipo de polarização de variáveis omitidas. E, assim, essas variáveis se correlacionam com a variável PC, relacionamos, então, as variáveis omitidas no termo de erro.

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(ii)

A variável PC está relacionada com a renda anual dos pais, pois, é uma variável que fala sobre o efeito da propriedade de um computador pessoal na nota média de graduação de formandos de uma universidade pública, pois quando um estudante universitário tem um PC, este tem mais acesso à informação, aumentado sua possibilidade de notas boas. E, consequentemente, um emprego melhor ao se formar. Logo, quando maior a renda dos pais, para investir em um computador pessoal para os seus filhos, melhores chances serão dadas a este estudante. Para que a renda dos pais seja considerada boa é necessário, que haja uma mais importante: relação com a variável PC.

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(iii)

A variável instrumental PC, poderia ser construida através de algumas variáveis exógenas e boas. Vamos chamar a variável concessão como aquela variável que representa o subsídio concedido pela universidade para a compra dos computadores. Para que essa variável seja considerada como instrumental, é necessário que ela influencie na variável dependente supGPA, e não seja correlacionada com o termo de erro, e seja ligada à variável PC.

O passo a passo dos exercícios mais difíceis

12xR$ 29,90 /mêsCancele quando quiser, sem multa

E mais

  • check Videoaulas objetivas
  • check Resumos por tópicos
  • check Salve para ver depois
  • check Disciplinas ilimitadas
  • check Filtros exclusivos de busca