5
Introdução À Econometria - Uma Abordagem Moderna - 4ª Ed.

Exercícios resolvidos: Introdução À Econometria - Uma Abordagem Moderna - 4ª Ed.

Jeffrey M WooldridgeIBSN: 9788522104468

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +1.051

Exercício

No Problema 3.3 do Capítulo 3, estimamos uma equação para testar uma relação de substituição entre minutos por semana gastos dormindo (dormir) e minutos por semana gastos trabalhando (trabtot) de uma amostra aleatória de indivíduos. Também incluímos educação e idade na equação. Como dormir etrabtot são escolhidos conjuntamente por indivíduo, a relação de substituição entre dormir e trabalhar estimada está sujeita a uma crítica de “viés de simultaneidade”? Explique.

Problema 3.3

O salário inicial (mediano) para recém-formados em direito é determinado pela equação

em queISAT é a nota mediana do ISAT (nota de ingresso no curso de direito) dos recém-formados, supGPA é a nota mediana dos recém-formados nas disciplinas do curso de direito, volbib é o número de volumes da biblioteca da escola de direito, custo é o custo anual da escola de direito e rank é a classificação da escola de direito (com rank = 1 sendo o melhor posto de classificação).

(i) Explique a razão de esperarmos β5 ≤ 0.


(ii) Quais são os sinais que você espera para os outros parâmetros de inclinação? Justifique sua resposta.


(iii) Utilizando os dados do arquivo LAWSCH85.RAW, a equação estimada é

Qual é a diferença ceteris paribus prevista no salário para as escolas com umsupGPA mediano diferente em um ponto? (Descreva sua resposta em percentual.)


(iv) Interprete o coeficiente da variável log(volbib).


(v) Você diria que é melhor frequentar uma escola de direito que tem uma classificação melhor? Qual é a diferença no salário inicial esperado para uma escola que tem uma classificação igual a 20?

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Neste exercício, vamos relembrar os dados do problema 3.4 do capítulo 3 (sim, é 3.4, o livro foi traduzido de maneira diferente) e explicar se a relação entre dormir e trabalhar está sujeita a uma crítica de “viés de simultaneidade”.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A equação que nos da essa relação é dada por:

Como dormir e trabtot são escolhidos de maneira diferente para cada indivíduo, não haverá viés de simultaneidade nesse caso. Como nesse momento estamos interessados apenas nessa análise vamos manter os demais fatores constantes.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Dormir e trabtot são escolhidos por um indivíduo, indica algumas restrições, porém, isso não clama por um sistema de equações simultâneas, que geralmente não são empregadas para testar esse tipo de troca. O modelo indicado pela equação anterior é o mais apropriado para a avaliação da troca de minutos de “dormir” e minutos de “trabtot” por semana.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.