48
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Você concorda com as afirmativas apresentadas a seguir? Por quê?

a. “Os benefícios dos impostos corretivos como forma de reduzir a poluição precisam ser comparados com o peso morto causado por esse imposto.”


b. “Ao decidir entre cobrar um imposto corretivo dos consumidores ou dos produtores, o governo deve tomar cuidado para cobrar o imposto do lado do mercado que provoca a externalidade.”

Passo 1 de 3

(a)

A afirmativa está incorreta. Impostos corretivos são diferentes de outros tipos de impostos. A maioria dos impostos distorcem incentivos e movem a alocação de recursos para longe do ponto ótimo. O peso morto existe nesses casos pois há uma redução do excedente do consumidor e do excedente do produtor que é maior que os ganhos com impostos.

No entanto, quando há externalidades, como a poluição, a sociedade se preocupa com os efeitos. Impostos corretivos alteram os incentivos de maneira a se contabilizar as externalidades, dessa maneira, movem a alocação de recursos para perto do ponto ótimo. Assim, esses impostos além de aumentar a arrecadação do governo, melhora a eficiência econômica.

lock Ver solução completa