47
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

As pessoas de renda mais alta estão dispostas a pagar mais do que as de renda mais baixa para evitar o risco de morte. Exemplificando, estão mais dispostas a pagar por acessórios de segurança em seus carros. Em sua opinião, os analistas de custobenefício devem levar isso em conta em suas avaliações de projetos públicos? Considere, por exemplo, que uma cidade rica e outra pobre pretendem instalar um semáforo. A cidade mais rica deve atribuir à vida humana um valor monetário mais elevado ao tomar sua decisão? Por quê?

Passo 1 de 3

Os analistas de custo-benefício devem considerar os custos e os benefícios de cada projeto quando fazem sua avaliação. Os custos são as despesas que ocorrem para levar o projeto a frente, os benefícios são medidos em tempo do valor do projeto para a vida humana.

Em economia, o valor da vida humana é mensurado a partir dos riscos que a pessoa voluntariamente se dispõe a correr e quanto elas devem pagar por esses riscos. Assim, uma análise de custo-benefício não considera a disposição de pagamento para mensurar projetos públicos.

lock Ver solução completa