48
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

As informações de muitas das tabelas deste capítulo foram retiradas do Economic Report of the President, publicado anualmente. Usando uma edição recente desse relatório (que pode ser encontrado na internet), responda às perguntas e forneça alguns dados que os justifiquem. (Dica: o site da imprensa oficial norte-americana – Government Printing Office – é http://www.gpo.gov.)

a. A Figura 1 mostra que a receita do governo norte-americano como porcentagem da renda total cresceu com o tempo. Esse crescimento pode ser atribuído principalmente a mudanças da receita do governo federal ou da receita dos governos estaduais e municipais?


b. Analisando a receita combinada dos governos federal, estaduais e municipais, como a composição da receita total mudou ao longo do tempo? O imposto de renda das pessoas físicas ficou mais ou menos importante? E os impostos para a Seguridade Social? E os impostos sobre os lucros das empresas?


c. Analisando as despesas combinadas dos governos federal, estaduais e municipais, como as participações relativas dos pagamentos de transferências e das compras de bens e serviços mudaram ao longo do tempo?

Figura 1

Receita do governo norte-americano como porcentagem do PIB

Esta figura mostra a receita nos Estados Unidos do governo federal e dos governos estaduais e municipais como porcentagem do produto interno bruto (PIB), que mede a renda total na economia. Ela mostra que o governo representa um papel importante na economia dos Estados Unidos e que esse papel vem crescendo ao longo do tempo.

Passo 1 de 3

A elevação na receita total do governo norte-americano pode ser atribuída em especial às receitas dos governos estaduais e municipais.

lock Ver solução completa