47
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Apenas uma empresa produz e vende bolas de futebol no país de Wiknam, e, como a história começa, o comércio internacional de bolas de futebol é proibido. As equações a seguir descrevem a demanda do monopolista, a receita marginal, o custo total e o custo marginal:

onde Q é a quantidade, e P, o preço medido em dólares wiknamianos.

a. Quantas bolas de futebol o monopolista produz? A que preço elas são vendidas? Qual será o lucro do monopolista?


b. Certo dia, o rei de Wiknam decreta que, dali em diante, haverá comércio livre – importações ou exportações – de bolas de futebol ao preço mundial de $ 6. A empresa é, agora, uma tomadora de preços em um mercado competitivo. O que acontece à produção interna de bolas de futebol? Ao consumo interno? Wiknam exporta ou importa bolas de futebol?


c. Em nossa análise do comércio internacional no Capítulo 9, um país toma-se um exportador quando o preço sem comércio está abaixo do preço mundial e importador quando o preço sem comércio está acima do preço mundial. Essa conclusão se mantém em suas respostas para os itens (a) e (b)? Explique.


d. Suponha que o preço mundial não seja $ 6, mas exatamente o mesmo que o preço interno sem comércio, conforme determinado no item (a). Permitir o comércio mudou alguma coisa na economia wiknamiana? Explique. Como esse resultado se compara à análise no Capítulo 9?

Passo 1 de 3

a.

Como empresa é a única vendedora de bolas de futebol, o mercado é monopolístico. No monopólio, o lucro máximo se dá na quantidade em que a receita marginal é igual ao custo marginal.

lock Ver solução completa