55
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Todos os moradores da cidade Ectenia amam economia e o prefeito propõe construir um museu de economia. O museu tem um custo fixo de $ 2.400.000 e não tem custos variáveis. Há 100 mil moradores na cidade e cada um tem a mesma demanda por visitas ao museu: QD = 10 − P, onde P é o preço da entrada.

a. Represente graficamente a curva de custo total médio e a curva de custo marginal. Que tipo de mercado descreveria o museu?


b. O prefeito propõe financiar o museu com um imposto fixo de $ 24 e, então, abrir o museu gratuitamente ao público. Quantas vezes cada pessoa o visitaria? Calcule o benefício que cada pessoa teria com o museu, medido pelo excedente do consumidor menos o novo imposto.


c. O oponente anti-impostos do prefeito diz que o museu deve se financiar cobrando uma taxa de entrada. Qual é o preço mais baixo que o museu pode cobrar sem incorrer em prejuízo? (Dica: encontre o número de visitas e os lucros do museu para preços de $ 2, $ 3, $ 4 e $ 5.)


d. Para o preço de equilíbrio que você encontrou no item (c), calcule o excedente do consumidor de cada morador. Em comparação ao plano do prefeito, quem se beneficia mais com essa taxa de entrada e quem se beneficia menos? Explique.


e. Que considerações do mundo real ausentes neste problema podem ser argumentadas a favor da taxa de entrada?

Passo 1 de 3

Um município pretende construir um museu para seus cidadãos, vamos analisar a viabilidade deste empreendimento considerando a atividade econômica do museu como o de um monopólio para a cidade.

lock Ver solução completa