48
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Classifique os seguintes mercados como perfeitamente competitivos, monopolistas ou monopolisticamente competitivos. Explique suas respostas.

a. lápis n 2


b. cobre


c. serviço telefônico local


d. creme de amendoim


e. batom

Passo 1 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Iremos classificar os itens “a”, “b”, “c”, “d” e “e” como mercados perfeitamente competitivos, monopolistas ou monopolisticamente competitivos.

Passo 2 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

a.

Para o mercado de lápis nº2 temos sendo um mercado perfeitamente competitivo, já que há um grande de número de competidores e são itens idênticos, independentemente do fabricante.

Passo 3 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

b.

Para o mercado de cobre, temos também, como perfeitamente competitivo. O cobre é idêntico e o número de produtores é grande.

Passo 4 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

c.

Já o mercado de serviço de telefonia local é considerado monopolista. A empresa fornece a produção (no caso um serviço) para toda a população, pois é mais barato para ela. Ocorre, em algumas regiões, o mercado funcionar como um oligopólio, pois há mais de uma empresa (em geral duas ou três) prestando o serviço.

Passo 5 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

d.

Para o mercado de creme de amendoim, temos um mercado monopolisticamente competitivo. Existem várias marcas com qualidade diferentes.

Passo 6 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

e.

Temos também para o mercado de batom, o mercado monopolisticamente competitivo. Existem diversas batons de diferentes empresas, as quais ofertam produtos semelhantes, mas há um grande número de empresas que podem entrar ou sair do mercado.