22
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory MankiwIBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +4.767

Exercício

Classifique os seguintes mercados como perfeitamente competitivos, monopolistas ou monopolisticamente competitivos. Explique suas respostas.

a. lápis n 2


b. cobre


c. serviço telefônico local


d. creme de amendoim


e. batom

Passo 1 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Iremos classificar os itens “a”, “b”, “c”, “d” e “e” como mercados perfeitamente competitivos, monopolistas ou monopolisticamente competitivos.

Passo 2 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

a.

Para o mercado de lápis nº2 temos sendo um mercado perfeitamente competitivo, já que há um grande de número de competidores e são itens idênticos, independentemente do fabricante.

Passo 3 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

b.

Para o mercado de cobre, temos também, como perfeitamente competitivo. O cobre é idêntico e o número de produtores é grande.

Passo 4 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

c.

Já o mercado de serviço de telefonia local é considerado monopolista. A empresa fornece a produção (no caso um serviço) para toda a população, pois é mais barato para ela. Ocorre, em algumas regiões, o mercado funcionar como um oligopólio, pois há mais de uma empresa (em geral duas ou três) prestando o serviço.

Passo 5 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

d.

Para o mercado de creme de amendoim, temos um mercado monopolisticamente competitivo. Existem várias marcas com qualidade diferentes.

Passo 6 de 6keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

e.

Temos também para o mercado de batom, o mercado monopolisticamente competitivo. Existem diversas batons de diferentes empresas, as quais ofertam produtos semelhantes, mas há um grande número de empresas que podem entrar ou sair do mercado.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.