20
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory MankiwIBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +4.627

Exercício

Segundo o New York Times de 30 de novembro de 1993 “a incapacidade da Opep de chegar, na semana passada, a um acordo de corte de produção deixou o mercado de petróleo em turbulência […] [levando ao] menor preço interno de petróleo desde junho de 1990”.

a. Por que os membros da Opep estavam tentando chegar a um acordo para reduzir a produção?


b. Por que, em sua opinião, a Opep não conseguiu chegar a um acordo de corte de produção? Por que o mercado de petróleo entrou em “turbulência” como resultado disso?


c. O jornal relata também a opinião da Opep de que “as nações produtoras não pertencentes à organização, como a Noruega e a Grã-Bretanha, poderiam fazer sua parte e reduzir a produção”. O que a frase “fazer sua parte” sugere a respeito do relacionamento que a Opep desejaria ter com a Noruega e a Grã-Bretanha?

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Membros da Opep estavam tentando chegar a um acordo para reduzir a produção com o objetivo de aumentar o preço do petróleo e, consequentemente, a lucratividade.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A Opep não chegou em acordo de corte de produção porque os membros do cartel tentaram aumentar as suas produções para obter uma maior parcela do lucro total. Eles burlaram e deixaram de cumprir o acordo.

O mercado entrou em turbulência por uma possível queda de preço do petróleo, em virtude do aumento da oferta/produção.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A Opep deixa em entrelinhas que a Noruega e Grã-Bretanha participem do seu cartel para que pudessem agir como um monopólio e, dessa forma, trazer uma maior lucratividade para os produtores de petróleo.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.