48
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Nos últimos anos, alguns formuladores de políticas propuseram a exigência de que as empresas concedessem aos trabalhadores alguns benefícios adicionais, como o seguro-saúde. Vamos considerar os efeitos dessa política sobre o mercado de trabalho.

a. Suponha que uma lei exija que as empresas deem a cada trabalhador $ 3 sob a forma de benefícios por hora trabalhada na empresa. Como essa lei afeta o lucro marginal que a empresa obtém de cada trabalhador? Como ela afeta a curva de demanda por mão de obra? Represente graficamente sua resposta colocando o salário, em unidades monetárias, no eixo vertical.


b. Se não houver alteração na oferta de mão de obra, de que forma essa lei afetaria o emprego e os salários?


c. Por que a curva de oferta de mão de obra se deslocaria em resposta a essa lei? Esse deslocamento da oferta de mão de obra aumentaria ou diminuiria o impacto da lei sobre os salários e o emprego?


d. Como vimos no Capítulo 6, os salários de alguns trabalhadores, especialmente os sem qualificação e experiência, são mantidos acima do nível de equilíbrio por meio da legislação do salário mínimo. Que efeito os benefícios adicionais teriam sobre esses trabalhadores?

Passo 1 de 3

a.

O efeito da nova lei é representada no gráfico abaixo:

lock Ver solução completa