48
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Por que os mineradores de carvão ganham mais que outros trabalhadores com o mesmo nível de instrução?

Passo 1 de 3

Os mineradores de carvão recebem salários mais altos do que outros trabalhadores com o mesmo nível de instrução, pelas seguintes razões:

- Trabalho com características diferentes. Alguns trabalhos são fácil de serem executados, divertidos e seguro, enquanto outros são pesados, monótonos, e “sujo”. Às vezes algumas funções de trabalho também são perigosas

- A maioria das pessoas preferem trabalhos mais fáceis de serem executados, que são chamados de bom trabalho, pois não exige muito esforço.

- Para atrair profissionais na execução de um trabalho perigoso e “sujo”, o salário precisa compensar as dificuldades em que o profissional será submetido.

Assim, os mineradores de carvão recebem maiores salários porque a função enquadra-se na categoria de alto risco – além de se sujarem muito ao realizar a função, no longo prazo, esses trabalhadores terão problemas de saúde devido à exposição na mina – problemas respiratórios.

Os economistas usam o termo “diferencial de compensação” para referir-se a essas diferenças de salários.

Seu salário maior compensa a natureza suja e perigosa da mineração de carvão e os problemas de saúde que, no longo prazo, os mineradores sofrem.

lock Ver solução completa