24
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory MankiwIBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +5.581

Exercício

Imagine uma sociedade que produza bens militares e bens de consumo, aos quais chamaremos, respectivamente, de “armas” e “manteiga”.

a. Desenhe um gráfico de uma fronteira de possibilidades de produção para armas e manteiga. Explique por que ela provavelmente se curvará para fora.


b. Indique um ponto que a economia não seja capaz de atingir. Indique um ponto possível de ser atingido, mas ineficiente.


c. Imagine que na sociedade haja dois partidos políticos, os Falcões (que querem forças armadas poderosas) e as Pombas (que querem forças armadas menos poderosas). Indique um ponto em sua fronteira de possibilidades de produção que os Falcões desejariam escolher e um ponto que as Pombas gostariam de escolher.


d. Imagine que um país vizinho agressivo decida reduzir o tamanho das suas forças armadas. Como resultado, tanto os Falcões quanto as Pombas reduzem a produção desejada de armas na mesma quantidade. Que partido obteria o maior “dividendo de paz”, medido pelo aumento da produção de manteiga? Explique.

Passo 1 de 3

a.

O gráfico acima representa a FPP entre armas e manteiga. Sua curvatura para fora se deve ao fato de que o custo de oportunidade varia nesta economia, ele é crescente. Num primeiro momento há menos custo, por exemplo, para a realocação de mão de obra, pois pode-se levar de uma atividade para outra os operários menos hábeis. Quanto mais mão de obra precisa ser realocada, mais qualificada esta será na atividade que estava desempenhando anteriormente. Isso gera alto custo de oportunidade, pois exige que funcionários com grande produtividade sejam redirecionados para outra tarefa.

lock Ver solução completa

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.