55
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

A taxa de pobreza seria substancialmente menor se o valor de mercado das transferências em espécie fosse somado à renda das famílias. A maior transferência em espécie é o Medicaid, o programa de assistência à saúde para os pobres. Digamos que o programa custe $ 7 mil por família.

a. Se o governo entregasse a cada família beneficiária um cheque no valor de R$ 7 mil, em vez de inscrevê-la no programa Medicaid, você acha que a maioria dessas famílias usaria essa quantia para fazer um plano de assistência médica? Por quê? (Lembre-se de que a linha de pobreza é abaixo de $ 20 mil para uma família de quatro pessoas.)


b. Como sua resposta à parte (a) afeta sua opinião sobre se deveríamos determinar a taxa de pobreza atribuindo às transferências em espécie valor igual ao preço que o governo paga por elas? Explique.


c. Como sua resposta à parte (a) afeta sua opinião sobre se deveríamos oferecer assistência aos pobres na forma de dinheiro ou transferências em espécie? Explique.

Passo 1 de 3

a.

Se as pessoas receberam dinheiro em vez de benefícios do Medicaid, provavelmente não gastariam tanto em cuidados médicos. Em vez disso, comprariam outras coisas que querem ou precisam.

lock Ver solução completa