Resolvido: 20-7PEA A taxa de pobreza seria | PasseiDireto.com
39
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

A taxa de pobreza seria substancialmente menor se o valor de mercado das transferências em espécie fosse somado à renda das famílias. A maior transferência em espécie é o Medicaid, o programa de assistência à saúde para os pobres. Digamos que o programa custe $ 7 mil por família.

a. Se o governo entregasse a cada família beneficiária um cheque no valor de R$ 7 mil, em vez de inscrevê-la no programa Medicaid, você acha que a maioria dessas famílias usaria essa quantia para fazer um plano de assistência médica? Por quê? (Lembre-se de que a linha de pobreza é abaixo de $ 20 mil para uma família de quatro pessoas.)


b. Como sua resposta à parte (a) afeta sua opinião sobre se deveríamos determinar a taxa de pobreza atribuindo às transferências em espécie valor igual ao preço que o governo paga por elas? Explique.


c. Como sua resposta à parte (a) afeta sua opinião sobre se deveríamos oferecer assistência aos pobres na forma de dinheiro ou transferências em espécie? Explique.

Passo 1 de 3

a.

Se as pessoas receberam dinheiro em vez de benefícios do Medicaid, provavelmente não gastariam tanto em cuidados médicos. Em vez disso, comprariam outras coisas que querem ou precisam.

lock Ver solução completa

Aprenda agora com os exercícios mais difíceis

R$29,90/mês

Assine o PremiumCancele quando quiser, sem multa

Aproveite também

  • check Todos os materiais compartilhados
  • check Biblioteca com 5.000 livros, escolha 5 por mês
  • check Videoaulas exclusivas
  • check Resumos por tópicos