Resolvido: 21-11PEA Considere a decisão de um casal | PasseiDireto.com
39
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Considere a decisão de um casal quanto ao número de filhos que pretende ter. Suponha que, no período de vida, um casal tenha 200 mil horas para trabalhar ou para criar filhos. O salário é de $ 10 por hora. Cuidar de um filho exige 20 mil horas.

a. Elabore um gráfico da restrição orçamentária mostrando o tradeoff entre o consumo no período de vida e o número de filhos. (Ignore o fato de que filhos são indicados como unidades inteiras!) Mostre as curvas de indiferença e uma escolha ótima.


b. Suponha que o salário aumente para $ 12 por hora. Mostre a mudança na restrição orçamentária. Empregando os efeitos substituição e renda, descreva o impacto da mudança sobre o número de filhos e o consumo durante o período de vida.


c. Observamos que as pessoas tipicamente têm menos filhos, na medida em que as sociedades enriquecem e os salários aumentam. Esse fato é consistente com o modelo? Explique.

Passo 1 de 3

Como informado, a taxa de salário é de $ 10 por hora e cuidar de um filho exige 20.000 horas. O trade-off entre o consumo no período de vida e o número de filhos é representado pela restrição orçamentária no diagrama a seguir:

A partir do diagrama, um casal gasta 20.000 horas de tempo e tem um ganho salarial de $10 por hora. O valor do intercepto vertical é 2.000.00 (200,000x10). Tal como, uma vez que se gasta 20.000 horas educando uma criança, o valor do intercepto horizontal é de $ 10.

Assim, podemos obter a linha de orçamento para um casal para ligar estas duas interceptações. É mostrado no diagrama acima, a restrição orçamentária BL que é tangente ao mais alto ponto da IC1, curva de indiferença no ponto E, que representa a escolha ideal.

Aqui, o ganho aumenta para $12 por hora, então o valor da interceptação vertical cresce de 2.000.000 para 2.400,00 (200.000x12); Isso é mostrado no gráfico abaixo, onde a restrição orçamentária BL1 é tangente com a curva de indiferença IC2 no ponto E1, que representa escolha ideal.

Aqui, o aumento do salário terá tanto efeito de substituição quanto efeito de renda. O efeito de substituição faz com que criar filhos fiquem mais caro do que o consumo. Isso só é possível usando hora adicional para criar os filhos. E um tem de aumentar $10 em vez de $12.

Isso incentiva o casal de substituir a opção de criar os filhos. Assim, este efeito leva a mais consumo e menos filhos e, assim, incentiva-os a trabalhar mais. Devido ao aumento dos salários, aumenta o poder de compra de um casal.

Como este resultado, a linha do orçamento desloca para cima a partir BL para BL1, e a escolha ideal desloca de E para E1.

lock Ver solução completa

Aprenda agora com os exercícios mais difíceis

R$29,90/mês

Assine o PremiumCancele quando quiser, sem multa

Aproveite também

  • check Todos os materiais compartilhados
  • check Biblioteca com 5.000 livros, escolha 5 por mês
  • check Videoaulas exclusivas
  • check Resumos por tópicos