55
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Represente graficamente a curva de indiferença de alguém que esteja decidindo como alocar o tempo entre trabalho e lazer. Suponha que o salário aumente. É possível que o consumo da pessoa diminua? Isso seria plausível? Discuta. (Dica: Pense nos efeitos renda e substituição.)

Passo 1 de 3

O trade-off entre consumo e lazer pode ser representado através da curva da indiferença, conforme abaixo:

Se a pessoa dispõe de mais e mais tempo no trabalho para aumentar o seu consumo, então sobra cada vez menos tempo para o lazer. É, portanto, uma curva convexa inclinada para a origem. Se o salário aumenta, ele tem tanto efeito renda e efeito substituição.

O efeito da substituição da mudança de preço fará com que o consumidor escolher menos lazer e mais horas de trabalho porque o lazer torna-se mais caro - que é uma pessoa tem de renunciar a um altos rendimentos salariais para uma hora extra de lazer.

Por outro lado, o efeito renda de um aumento salarial fará com que o consumidor melhor e, assim, vai induzi-lo a ter mais lazer e mais quantidade de consumo. Se o efeito substituição supera o efeito renda, o consumidor vai funcionar mais. Nesse caso, somente, o consumo iria diminuir e isso só é possível quando o bem é inferior.

lock Ver solução completa