Resolvido: 22-5QPR Descreva o jogo do ultimato. Que | PasseiDireto.com
39
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Descreva o jogo do ultimato. Que resultado a teoria econômica convencional preveria para esse jogo? A prática confirma essa previsão? Explique.

Passo 1 de 3

O jogo é assim:

dizemos a dois voluntários (que não se conhecem) que vão participar de um jogo e podem ganhar ate $ 100. Antes do jogo, eles aprendem as regras. Primeiro, joga-se uma moeda para atribuir aos jogadores os papéis do jogador A e jogador B. O objetivo do jogador A é propor uma divisão do prêmio de $ 100 entre ele e o outro jogador. Depois de o jogador A ter feito sua proposta, o jogador B decide se aceita ou rejeita. Se aceitar, os dois jogadores são pagos de acordo com a proposta. Se o jogador rejeitá-la, os dois vão embora sem ganhar qualquer coisa. Seja em um caso, seja no outro, o jogo termina.

A teoria econômica convencional admite que as pessoas sejam maximizadoras de riqueza racionais. Essa hipótese leva a uma previsão simples: o jogador A deve propor ficar com $ 99 e que o jogador B receba $ 1, e o jogador B deve aceitar. Afinal de contas, uma vez feita a proposta, o jogador B estará em melhor situação se aceitá-la, desde que receba alguma coisa. Além disso, como o jogador A sabe que aceitar a proposta favorece os interesses de B, não tem qualquer motivo para lhe oferecer mais do que $ 1. Na linguagem da teoria dos jogos, a divisão 99-1 é o equilíbrio de Nash.

Quando os economistas experimentais pedem a pessoas reais que participem do jogo do ultimato, os resultados são muito diferentes do previsto acima. As pessoas que estão no papel de jogador B costumam rejeitar as propostas que só lhes proporcionem $ 1 ou outra quantia muito pequena. Cientes disso, as pessoas que estão no papel do jogador A geralmente propõem dar ao jogador B bem mais do que $ 1. Algumas pessoas oferecem divisão em partes iguais, mas é muito mais comum o jogador A oferecer ao jogador B uma quantia como $ 30 ou $ 40, mantendo a maior parte para si. Nesse caso o jogador B costuma aceitar a proposta.

A interpretação intuitiva é a de que as pessoas são motivadas, em parte, por um senso de justiça inato. Uma divisão 99-1 parece tão injusta para tantas pessoas que elas a rejeitam, mesmo em detrimento de si próprias. Por outro lado, uma divisão 70-30 ainda é injusta, mas não tanto que leve as pessoas ao abandono de seu interesse próprio.

lock Ver solução completa

Aprenda agora com os exercícios mais difíceis

R$29,90/mês

Assine o PremiumCancele quando quiser, sem multa

Aproveite também

  • check Todos os materiais compartilhados
  • check Biblioteca com 5.000 livros, escolha 5 por mês
  • check Videoaulas exclusivas
  • check Resumos por tópicos