48
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Suponha que um tomador de empréstimo e um emprestador concordem com uma taxa de juros nominal a ser paga em um empréstimo. Então, a inflação se revela mais alta do que ambos esperavam.

a. A taxa de juros real do empréstimo é maior ou menor que a esperada?


b. O emprestador sai ganhando ou perdendo com essa inflação inesperadamente elevada? E o tomador sai ganhando ou perdendo?


c. A inflação durante os anos 1970 foi muito mais elevada que a maioria das pessoas esperava quando a década teve início. Como isso afetou os proprietários de imóveis que obtiveram hipotecas a taxas fixas durante os anos 1960? Como afetou os bancos que concederam os empréstimos?

Passo 1 de 3

Tendo em vista que o tomador de empréstimo e o emprestador concordaram com a taxa de juros nominal, quando a inflação é maior que o esperado, a taxa de juros real é menor do que o esperado. Esse fato acontece devido à forma em que as taxas de juros nominal, real e taxa de inflação estão relacionadas, conforme a equação abaixo:

Como a taxa de juros real é menor do que se esperava, o emprestador perde e o tomador de empréstimo ganha. Este reembolsa o empréstimo com uma quantia que vale menos do que era esperado.

lock Ver solução completa