22
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory MankiwIBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +5.211

Exercício

Muitos trabalhadores têm grandes quantidades de ações emitidas pelas empresas em que trabalham. Na sua opinião, por que as empresas encorajam esse comportamento? Por que uma pessoa poderia não querer ter ações da empresa em que trabalha?

Passo 1 de 3

As empresas incentivam seus funcionários a terem ações da empresa porque isto dá aos empregados o incentivo para se preocuparem com os lucros da empresa, e não apenas com os seus próprios salários.

Assim, se os funcionários constatam desperdícios ou notam áreas em que a empresa pode melhorar, eles vão realizar ações que melhorem a empresa, porque sabem que o valor de suas ações subirá como resultado. Também dá aos funcionários um incentivo adicional para se empenharem mais no trabalho, sabendo que, se a empresa vai bem, eles vão lucrar.

Mas, do ponto de vista de um funcionário, possuir ações da empresa para a qual trabalha pode ser arriscado. Os vencimentos ou o salário do empregado já estão ligados á performance da empresa.

Se a empresa tem problemas, o funcionário pode ser demitido ou ter seu salário reduzido. Se o funcionário possui ações na empresa, então é um golpe duplo – o trabalhador está desempregado, ou recebe um salário mais baixo, e o valor das ações também cai. Assim, possuir ações de sua própria empresa é uma situação muito arriscada. Para a maioria dos funcionários seria melhor diversificar – possuir ações ou títulos de outras companhias – assim sua sorte não dependeria tanto da empresa para a qual trabalham.

lock Ver solução completa

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.