48
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

No verão de 2010, o Congresso aprovou uma reforma financeira de grande alcance para evitar outra crise financeira como a de 2008-2009. Considere as seguintes possibilidades:

a. Suponha que, ao exigir que as empresas cumpram rigorosamente as prescrições legais, o projeto aumente os custos de investimento. Em um gráfico bem delineado, mostre as consequências desse projeto de lei sobre o mercado de fundos para empréstimos. Certifique-se de especificar as alterações na taxa de juros de equilíbrio e no nível de poupança e investimento. Quais são os efeitos desse projeto de lei, no longo prazo sobre o crescimento econômico?


b. Suponha, por outro lado, que, por meio da efetiva regulação do sistema financeiro, a lei aumente a confiança dos poupadores no sistema. Em outro gráfico, mostre as consequências dessa política naquela situação e especificando as alterações na taxa de juros de equilíbrio e no nível de poupança e investimento. Avalie novamente os efeitos do crescimento no longo prazo.

Passo 1 de 3

a.

Se novas regras aumentam o custo do investimento, a demanda de empréstimos se reduzirá, conforme é mostrado na Figura 1. Disso decorre a redução da taxa de juros de equilíbrio, assim como os níveis de poupança e investimento. Com a redução do investimento, a economia vai ter uma menor taxa de crescimento econômico no longo prazo.

lock Ver solução completa