47
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Diz-se que o desemprego às vezes resulta de diferenças entre as habilidades que os empregadores desejam e as que os trabalhadores oferecem. Para explorar essa ideia, considere uma economia com duas indústrias: a de automóveis e a de aviões.

a. Se os trabalhadores dessas indústrias exigissem quantidade semelhante de treinamentos e se os trabalhadores no início da carreira pudessem escolher em qual delas fazer treinamentos, o que aconteceria com os salários nas duas indústrias? Quanto tempo levaria esse processo? Explique.


b. Suponha que um dia a economia se abra para o mercado externo e, como resultado, comece a importar automóveis e a exportar aviões. O que aconteceria com a demanda por mão de obra nas duas indústrias?


c. Suponha que os trabalhadores de uma indústria não possam ser treinados rapidamente para atuar na outra. Como essas mudanças na demanda afetariam os salários de equilíbrio no curto e no longo prazos?


d. Se, por algum motivo, os salários não se ajustarem aos novos níveis de equilíbrio, o que ocorrerá?

Passo 1 de 3

a.

Como as duas indústrias exigem quantidades similares de treinamento, o trabalhador poderia escolher qualquer uma das indústrias no início de suas carreiras para o treinamento, porém a fabricação de aeronaves exige mais proficiência e habilidade, pois envolve mais peças e características em sua fabricação, quando comparado com fabricação de automóveis . Assim, o trabalhador pode, mesmo assim, optar a indústria de aviões. Considerando que os salários entre as duas indústrias seja o mesmo. Se não, os novos trabalhadores escolheriam a indústria com maiores salários, empurrando o salário dessa indústria para baixo.

lock Ver solução completa