24
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory MankiwIBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

O que é mais importante para o comércio: a vantagem absoluta ou a comparativa? Explique seu raciocínio usando o exemplo da resposta à questão 3.

Questão 3

Dê um exemplo em que uma pessoa tenha vantagem absoluta em alguma atividade, enquanto outra pessoa tem vantagem comparativa.

Passo 1 de 3

A vantagem comparativa é mais importante para o comércio do que a vantagem absoluta.  Quando consideramos o custo de oportunidade, podemos avaliar o que estamos “perdendo” ao produzir determinado bem. Ou seja, o que está deixando de se produzir. Quando pensamos em vantagem absoluta, olhamos o que está sendo produzido. Quando pensamos em vantagem comparativa, olhamos para o que não está sendo produzido.

Se consideramos a resposta da questão 3, podemos afirmar que é mais vantajoso para aquele comércio onde estão inseridos João e Maria que Maria se dedique exclusivamente às pizzas e João aos bolos. Quando Maria quisesse bolos, ela deveria adquiri-los através do comércio. Tal comportamento incentiva uma especialização na produção.  

lock Ver solução completa

O passo a passo dos exercícios mais difíceis

R$ 29,90 /mêsCancele quando quiser, sem multa

E mais

  • check Videoaulas objetivas
  • check Resumos por tópicos
  • check Salve para ver depois
  • check Disciplinas ilimitadas
  • check Filtros exclusivos de busca