20
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory MankiwIBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +4.633

Exercício

Explique cada uma das declarações abaixo usando diagramas de oferta e demanda.

a. “Quando uma frente fria atinge a Flórida, o preço do suco de laranja aumenta nos supermercados de todo o território norte-americano.”


b. “A cada verão, quando começa a esquentar na Nova Inglaterra, o preço das diárias dos hotéis no Caribe despenca.”


c. “Quando irrompe uma guerra no Oriente Médio, o preço da gasolina aumenta e o preço do Cadillac usado diminui.”

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(a) Quando uma frente fria atinge a Flórida, a oferta de laranja diminui. Com a demanda por suco de laranja constante, o preço do suco de laranja irá aumentar, como observa-se no diagrama de oferta e demanda. O novo equilíbrio de preço é maior do que o antigo equilíbrio de preço.

Imagem 10

DD e S1S1 são as curvas de oferta e demanda originais.

Elas se interceptam em E1, que é o ponto de equilíbrio.

Nesse ponto, a quantidade OQ1 é ofertada ao preço OP1.

Como resultado da frente fria, a oferta decresce para o ponto S2S2

O novo equilíbrio é em E2. Nesse ponto, o novo preço é OP2.

O preço aumenta de OP1 para OP2.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(b) A cada verão, quando começa a esquentar na Nova Inglaterra o preço das diárias nos hotéis do Caribe despenca. Este fato é resultado da queda na demanda por hotel no Caribe enquanto a oferta é constante. O que acontece, como se observa na figura, é o deslocamento para a esquerda da curva de demanda. Assim, o preço de equilíbrio das diárias nos hotéis Caribenhos é mais baixo no verão de Nova Inglaterra do que no inverno, como se observa na figura.

Imagem 11

Observa-se no diagrama que a curva de demanda D1D1 desloca-se à esquerda para D2D2. A curva de oferta SS é constante. O preço cai de P1 para P2 como consequência da queda e demanda por hotéis.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(c) O preço do Cadillac usado diminuirá durante a guerra. Gasolina e Cadillacs são bens complementares. Quando o preço da gasolina aumenta, as pessoas começam a vender seus Cadillacs no mercado secundário. Como a oferta de Cadillac aumenta, o preço de Cadillacs usados diminui.

Como resultado, curva de demanda por Cadillacs desloca para a esquerda, enquanto a curva de oferta desloca para a direita. Assim, há um declínio no preço de equilíbrio de Cadillacs usados.

Imagem 14

No diagrama, observa-se que o aumento na oferta de Cadillacs usados é mostrado pelo deslocamento à direita do ponto S1 para o ponto S2. Se a demanda for constante, o preço do Cadillac usado cairá de P1 para P2.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.