53
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Como pão e requeijão são frequentemente consumidos juntos, são bens complementares.

a. Observamos que o preço de equilíbrio do requeijão e a quantidade de equilíbrio do pão aumentaram. O que poderia ser responsável por esse padrão – uma queda do preço da farinha ou do leite? Ilustre e explique sua resposta.


b. Suponhamos que, em vez disso, o preço de equilíbrio do requeijão tenha aumentado, mas a quantidade de equilíbrio do pão tenha caído. O que poderia ser responsável por isso – um aumento no preço da farinha ou do leite? Ilustre e explique sua resposta.

Passo 1 de 3

(a) Uma queda no preço da farinha provoca uma queda no custo de produção do pão. Assim, o preço do pão diminuirá. A demanda por pão e requeijão (bens complementares) irá aumentar devido a redução do preço do pão.

Com a oferta constante, a quantidade de equilibrio do pão aumentará. Como a demanda de requeijão aumenta, a demanda de leite também aumentará, já que o leite é um dos ingredientes do requeijão. Este processo leva à redução do preço do requeijão, não ao aumento do preço do requeijão. Por isso, a queda do preço do leite não poderia ser responsavel pelo cenário observado.

Com o aumento da demanda, o preço de equilibrio do requeijão e do leite também aumentará. Entrentanto, a queda do preço da farinha leva ao aumento do preço de equilibrio do requeijão e da quantidade de equilibrio de pão.

lock Ver solução completa