31
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory MankiwIBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

A renda de Susan aumenta. Consequentemente, ela almoça menos vezes na lanchonete da escola. Os almoços na lanchonete da escola são bens normais ou inferiores? O que acontece com sua demanda por almoços na lanchonete como resultado de seu aumento de renda?

Passo 1 de 3

Se a demanda por um bem cresce quando o nível de renda diminui, este bem é chamado de bem inferior.

No caso do Popeye, sua renda cai, mas a demanda por espinafre dele cresce mesmo o preço do espinafre continuando o mesmo. Portanto, espinafre é um bem inferior.

Assim, a renda é um fator além do preço que afeta a curva de demanda. Para um bem normal, o aumento de renda desloca a curva de demanda para a direito e uma diminuição de renda, a desloca para a direita.

No entanto, como o espinafre é um bem inferior, um aumento da renda deslocará a curva de demanda para a esquerda diminuindo a demanda; por outro lado, uma diminuição da renda irá aumentar a demanda provocando o deslocamento da curva de demanda para a direita.

Por exemplo, rendas mais altas permitem que a pessoa gaste em uma variedade de pratos (frutas, saladas, sobremesas, etc.) e reduz o consumo de alimentos básicos (espinafre, arroz, batata, etc.). Por outro lado, uma menor renda pressiona o individuo a gastar mais em alimentos básicos, mesmo que o preço desses alimentos não se altere.

lock Ver solução completa

Aprenda agora com os exercícios mais difíceis

R$29,90/mês

Cancele quando quiser, sem multa

Aproveite também

  • check Exercícios passo a passo
  • check Resumos por tópicos
  • check Disciplinas ilimitadas
  • check Ferramentas para otimizar seu tempo