53
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Durante os últimos 30 anos, os avanços tecnológicos vêm reduzindo o custo dos chips de computador. Como isso pode ter afetado o mercado de computadores? O mercado de softwares? O mercado de máquinas de escrever?

Passo 1 de 3

Mercado de computador

Os avanços tecnológicos reduziram o custo de produção de chips de computadores, um importante insumo para a produção de computadores. Como os custos de chips de computadores reduziram, a curva de oferta de computadores deslocará para a direita, aumentando a oferta de computadores para qualquer preço. Isto pode ser observado na figura abaixo, inicialmente o preço dos computadores é P1 e a quantidade demandada é Q1.

Imagem 9

Em decorrência do avanço tecnológico, há o deslocamento da curva de oferta para a direita, formando S2, o ponto de equilíbrio se desloca de E1 para E2. Além disso o preço dos computadores reduz para P2 e os consumidores podem adquirir mais computadores em Q2.

Portanto, o avanço tecnológico na produção de computadores diminui o preço e aumenta a quantidade demandada.

Mercado de softwares:

Computadores e softwares são bens complementares. Portanto, o aumento na demanda por computadores aumenta a demanda por software. Ocorre o deslocamento para a direita da curva de demanda por softwares, até D2, como pode ser observado na figura.

Como observado, inicialmente, o preço do software é P1 e a quantidade demandada é Q1. Em decorrência do avanço tecnológico, há o aumento na demanda por computador, sequencialmente, o aumento da demanda por software, um bem complementar. A curva de demanda se desloca para a direita, formando D2, o ponto de equilíbrio de desloca de E1 para E2.

Portanto, o avanço tecnológico na produção de computador aumenta a demanda por softwares, aumentando o preço e a quantidade demandada de softwares.

Imagem 19

Mercado de máquinas de escrever:

Computadores são bens substitutos de máquinas de escrever, a diminuição do preço dos computadores, diminuirá a demanda por máquinas de escrever deslocando a curva de demanda para a esquerda, até D2, como pode ser observado na figura abaixo. Assim, há uma queda no preço de equilíbrio e na quantidade de máquinas de escrever.

Imagem 23

Portanto, o avanço tecnológico na produção de computadores, diminui a demanda por máquinas de escrever, diminuindo o preço e a quantidade demandada de máquinas de escrever.

lock Ver solução completa