45
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Considere a política pública quanto ao tabagismo.

a. Estudos indicam que a elasticidade-preço da demanda por cigarros é cerca de 0,4. Se um maço custa hoje $ 2 e o governo quer reduzir o seu consumo em 20%, em quanto deve aumentar o preço?


b. Se o governo aumentar permanentemente o preço dos cigarros, a política terá maiores efeitos dentro de um ou de cinco anos?


c. Estudos demonstram também que os adolescentes têm maior elasticidade-preço que os adultos. Por que isso pode ser verdade?

Passo 1 de 3

(a) Elasticidade-preço da demanda por cigarros = 0.4

Redução na quantidade: 20% =

%

O governo deve aumentar o preço do cigarro em 50%.

Preço atual: $2

Aumento do preço: 2 X 50% = 1

Novo preço: 2 + 1 = $3

Para reduzir o consumo em 20%, o governo deve aumentar o preço do cigarro em $1, ou seja, o cigarro deve passar a custar $3.

(b) Se o governo aumentar permanentemente o preço do cigarro, a política terá maiores efeitos dentro de cinco anos, pois a longo prazo mais consumidores de cigarro encontrarão alternativas para substituir o habito de fumar. Assim, a longo prazo, a demanda por cigarro declinará mais que a curto prazo, e a política terá maiores efeitos.

(c) Os adolescentes normalmente têm renda menor que os adultos, assim eles têm uma maior elasticidade- preço para produtos supérfluos. Além disso, os adultos tendem a ser mais viciados em cigarros, pois fumam a mais tempo, o que torna mais difícil a redução do consumo por parte deles, mesmo com o aumento do preço.

lock Ver solução completa