24
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory MankiwIBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +5.581

Exercício

Segundo o jornal The New York Times (17 fev. 1996), o uso do metrô caiu após um aumento de preço: “Houve quase quatro milhões de usuários a menos em dezembro de 1995, o primeiro mês completo após o preço da passagem aumentar de 25 centavos de dólar para $ 1,50. A queda no número de passageiros foi de 4,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior”.

a. Use esses dados para estimar a elasticidade-preço da demanda das passagens de metrô.


b. De acordo com sua estimativa, o que aconteceria com a receita da empresa que administra o metrô com o aumento da passagem?


c. Por que a sua estimativa de elasticidade pode não ser muito confiável?

Passo 1 de 3

Elasticidade-preço da demanda das passagens de metrô:

Ep=

Imagem 1

Fracamente elástica.

(b) A elasticidade-preço é menor que um, portanto a demanda é inelástica. O preço e a renda movem-se para a mesma direção, ou seja, quando o preço aumenta, com a demanda inelástica, o total de renda aumenta.

(c) A estimativa da elasticidade-preço pode não ser muito confiável, pois há fatores que podem provocar uma mudança na demanda decorrente do aumento do preço que não são contabilizados.

lock Ver solução completa

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.