53
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Um estudo de caso deste capítulo discute a lei do salário mínimo.

a. Suponha que o salário mínimo esteja acima do salário de equilíbrio de mercado para trabalhadores não qualificados. Usando um gráfico de oferta e demanda, indique o salário de mercado, o número de trabalhadores que estão empregados e o número de trabalhadores que estão desempregados. Indique, ainda, o pagamento total de salários aos trabalhadores não qualificados.


b. Agora suponha que o ministro do Trabalho proponha um aumento do salário mínimo. Que efeito esse aumento teria sobre o emprego? A mudança no nível de emprego depende da elasticidade da demanda, da elasticidade da oferta, das duas elasticidades ou de nenhuma delas?


c. Que efeito esse aumento do salário mínimo teria sobre o desemprego? A mudança no nível de desemprego depende da elasticidade da demanda, da elasticidade da oferta, das duas elasticidades ou de nenhuma delas?


d. Se a demanda por mão de obra não qualificada fosse inelástica, o aumento proposto do salário mínimo aumentaria ou diminuiria o pagamento total de salários aos trabalhadores não qualificados? Sua resposta mudaria se a demanda por mão de obra não qualificada fosse elástica?

Passo 1 de 3

(a) Salário mínimo acima do salário de equilíbrio do mercado para trabalhadores não qualificados:

Imagem 1

O número de desempregados por consequência do salário mínimo acima do salário de equilíbrio é de Qs – Qd, ou seja, a quantidade de oferta de mão de obra menos número de trabalhadores empregados, ao salário estabelecido.

Como o salário pago não pode ser inferior ao estabelecido (w), w é o salário de mercado.

Qs = oferta de mão de obra.

Qd = trabalhadores empregados.

Qs-Qd= trabalhadores desempregados.

w = salário mínimo = salário de mercado.

Qd X w = pagamento total aos trabalhadores não qualificados.

lock Ver solução completa