38
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory Mankiw IBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

Exercício

Considere como os planos de assistência médica afetam a quantidade de serviços prestados. Suponha que um procedimento médico típico tenha um custo de $ 100. Mesmo assim, uma pessoa que possui esse tipo de plano desembolsa apenas $ 20 e o plano paga os $ 80 restantes. (O plano de assistência médica recupera os $ 80 pelos prêmios de seguro, mas o prêmio que uma pessoa paga não depende do número de procedimentos que ela decide realizar.)

a. Represente graficamente a curva de demanda no mercado de serviços saúde. (Em seu diagrama, o eixo horizontal deve representar a quantidade de procedimentos médicos.) Indique a quantidade demandada de procedimentos se o preço de cada um deles for $ 100.


b. Em seu diagrama, indique a quantidade demandada de procedimentos se os consumidores pagarem $ 20 por procedimento. Se o custo de cada procedimento para a sociedade for, realmente, $ 100 e se as pessoas têm planos de assistência médica como o descrito anteriormente, o número de procedimentos realizados maximizará o excedente total? Explique.


c. Os economistas muitas vezes culpam o sistema de assistência médica pelo uso excessivo de cuidados médicos. Dada sua análise, por que o uso dos atendimentos médicos poderia ser considerado “excessivo”?


d. Que tipos de política poderiam impedir esse uso excessivo?

Passo 1 de 3

Faremos uma avaliação de um exemplo de plano de assistência médica no qual, parte do valor dos procedimentos médicos é abatido aos pacientes.

lock Ver solução completa

Aprenda agora com os exercícios mais difíceis

R$29,90/mês

Assine o PremiumCancele quando quiser, sem multa

Aproveite também

  • check Todos os materiais compartilhados
  • check Biblioteca com 5.000 livros, escolha 5 por mês
  • check Videoaulas exclusivas
  • check Resumos por tópicos