24
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory MankiwIBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +5.580

Exercício

Suponha que o governo hoje arrecade $ 100 milhões por meio de um imposto de $ 0,01 sobre uma peça qualquer e outros $ 100 milhões por meio de um imposto de $ 0,10 sobre um pequeno aparelho eletrônico. Se o governo dobrasse o imposto sobre as peças e eliminasse o que incide sobre os aparelhos, arrecadaria mais receita tributária, menos receita tributária ou a mesma quantia que arrecada hoje? Explique.

Passo 1 de 3

Pelo fato do imposto sobre o aparelho eletrônico ter sido eliminado, todas as receitas de impostos devem chegar com o imposto sobre a peça. A receita obtida do imposto sobre a peça iguala-se ao imposto por unidade, vezes a quantidade produzida. Supondo que nem as curvas de oferta nem as de demandada das peças sejam perfeitamente elásticas ou inelásticas e, como o aumento no imposto faz com que uma menor quantidade de peças seja produzida, logo, é impossível que a receita de imposto dobre. A multiplicação do imposto por unidade (que dobra) vezes a quantidade (que cai), resulta em um número que é menor do que o dobro da receita original do imposto sobre a peça. Diante do exposto, a mudança no imposto do governo arrecadará menos dinheiro do que antes.

lock Ver solução completa

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.