24
Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

Exercícios resolvidos: Introdução À Economia - Tradução da 6ª Edição Norte-americana - 2014

N Gregory MankiwIBSN: 9788522111862

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +5.580

Exercício

Considere os seguintes argumentos a favor da restrição do comércio.

a. Suponha que você seja um lobista do mercado de madeira, uma indústria estabelecida que sofre com os baixos preços dos competidores estrangeiros. Entre cinco argumentos cogitados por você, cite dois ou três que você considera mais convincentes para mostrar a um membro mediano do Congresso por que ele deveria apoiar as restrições ao comércio. Explique sua argumentação.


b. Agora, suponha que você seja um aluno de economia muito esperto (o que não é difícil de imaginar). Embora todos os argumentos com relação à restrição de comércio tenham falhas, cite dois ou três que pareçam ter melhor senso econômico. Para cada um deles, descreva os principais fundamentos econômicos contrários e favoráveis a essas restrições.

Passo 1 de 3

Um lobista poderia usar os seguintes argumentos para convencer o Congresso:

O argumento da competição injusta: Todos os países devem ter as mesmas regras para regular o comércio. Se algum país tem alguma lei ou regulamentação que difere dos outros, será difícil para as empresas competirem no mercado internacional.

O argumento da proteção como moeda de barganha: Ao restringir o comércio internacional, os países podem negociar com os parceiros comerciais, por exemplo, remover uma barreira imposta para certo país em troca de algum benefício.

lock Ver solução completa

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.