8

Exercícios resolvidos: Macroeconomia - 5ª Ed. - 2011

Olivier BlanchardIBSN: 9788576057079

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +2.724

Passo 1 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(a)

As frações de renda do trabalho e do capital são encontradas quando calculamos o PIB pela ótica da demanda. Segundo as informações contidas no livro, a fração da renda do trabalho nos Estados Unidos, em 1960, era de 66% para 26% da renda do capital, mais 8% de impostos indiretos. E em 2003, estes valores apresentaram leve alteração para 68%, 24% e 8%, respectivamente.

Portanto, a afirmação é Falsa.

Passo 2 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(b)

Temos dois tipos de Produto Interno Bruto (PIB): o PIB real e o PIB nominal. PIB real é aquele medido considerando a diferença inflacionária entre os anos comparados. O PIB nominal considera apenas o valor contábil final do ano sem a inflação. Nos Estados Unidos, entre 1960 e 2003, o PIB real foi quatro vezes maior enquanto o PIB nominal foi 21 vezes maior. Não podemos somar os fatores de aumento entre os diferentes tipos de PIB.

Portanto, a afirmação é Falsa.

Passo 3 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(c)

Taxa de desemprego é aquela referente a pessoas que estão sem emprego e procuraram trabalho no último mês. Já a taxa de participação refere-se a quantas pessoas estão trabalhando em relação ao total da força de trabalho. Então uma taxa de desemprego alta indica que há menos pessoas da força de trabalho empregadas. Com menos pessoas empregadas há uma queda na taxa de participação.

Portanto, a afirmação é Falsa.

Passo 4 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(d)

Durante um período de expansão econômica, os investimentos necessitam de mão de obra para geração de valor. Mais indivíduos são contratados, acima da taxa de reposição da mão de obra. E durante os períodos de recessão a uma retração dos gastos, diminuindo o nível de novas contrações, abaixo da taxa de reposição.

Portanto, a afirmação é Verdadeira.

Passo 5 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(e)

A taxa de inflação é calculada a partir da diferença de um índice comparando-o em dois períodos. O IPC (Índice de preços ao consumidor) é um dos índices econômicos usados para o cálculo da taxa de inflação. Para comparar a inflação de dois países, é necessária a taxa de inflação de um mesmo período para os dois países, não o índice de um único ano. Sem as taxas de inflação não é possível definir qual país possuiu inflação menor.

Portanto, a afirmação é Falsa.

Passo 6 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(f)

A taxa calculada por meio do IPC possui melhor finalidade para cálculo da inflação dos consumidores, enquanto o deflator do PIB tem melhor finalidade no cálculo da inflação econômica total.

Portanto, a afirmação é Incerta.

Passo 7 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(g)

Os espanhóis que já trabalham são os responsáveis pela economia informal. Apenas 15% da economia informal é formada de desempregados. As altas taxas de desemprego são explicadas pelo desemprego dos jovens até 30 anos, que chega a 50%.

Portanto a afirmação é Falsa.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.