13

Exercícios resolvidos: Manual de Contabilidade Tributária - 8ª Ed. - 2014

Paulo PêgasIBSN: 9788579871993

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +2.613

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Como você sabe, os impostos podem ser de competência tanto da União, Estados e Distrito Federal quanto também de Municípios. O IPVA é de competência somente dos Estados e Distrito federal, cobrado sobre a circulação de veículos automotores. Agora, vamos à solução!

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Primeiramente, vamos analisar as alternativas incorretas.

Como você sabe, trem não é considerado veículo automotor.Logo, você já entendeu por que a alternativa (a) está incorreta.

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Você aprendeu que o IPVA não é um tributo vinculado, pois sua arrecadação é usada pelo Estado para cobrir suas despesas, e sua arrecadação não é ligada diretamente ao conserto de rodovias.Então, é por isso que a alternativa (b) está incorreta.

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Embora seja de competência dos Estados, cada Estado tem o poder de tributar, ou seja, a alíquota é diferenciada.Assim, a alternativa (c) também está incorreta.

Portanto, concluímos que a alternativa correta é (d), pois sabemos que o IPVA foi criado por meio da Emenda Constitucional 27/1985, substituindo a TRU (Taxa Rodoviária Única).

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.