12

Exercícios resolvidos: Manual de Contabilidade Tributária - 8ª Ed. - 2014

Paulo PêgasIBSN: 9788579871993

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +2.496

Passo 1 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

As taxas representam uma das espécies de tributos existentes no Brasil, sendo de competência comum a União, estados e municípios cobrá-las, de maneira compulsória (obrigatório). Possui natureza vinculada, isso significa que os valores arrecadados com essas taxas, estão relacionadas com o serviço prestado ou a prestar pelo Estado para o qual foi arrecadada.

As taxas, são consideradas receitas públicas derivadas, que os contribuintes pagam ao Estado, geralmente a preço tabelado, visando o ressarcimento através do serviço prestado.

Passo 2 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Vamos começar eliminando as incorretas. Acompanhe!

a)

Este item é incorreto porque, uma conta de água e esgoto não é classificada como taxa, pelo fato de não se enquadrar no conceito de tributo. Trata-se de uma tarifa, onde o serviço é facultativo e o pagamento voluntário. O usuário do serviço, poderá romper com a concessionária a relação contratual, quando assim julgar necessário.

Passo 3 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

b)

O estacionamento em vias públicas, refere-se ao serviço prestado pelo Estado ao público, cuja cobrança ocorre pelo uso do espaço público, e não de maneira compulsória como são as taxas, portanto, este item é incorreto.

Passo 4 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

c)

Este item é incorreto, em função da cobrança de pedágios em vias públicas ser considerado um preço público pago pelo usuário a partir de sua utilização, sendo esses valores revertidos para manutenção e conservação das mesmas. A cobrança é facultativa (paga somente se o usuário utilizar a via) e não compulsória, sendo classificada como tarifa e administrada pela concessionária prestadora do serviço em questão.

Passo 5 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

e)

As multas são punições aplicadas aos indivíduos por não cumprir determinadas obrigações, dessa forma não configura um tributo. O próprio conceito de tributo, informa que sua cobrança, não deverá constituir sanção por ato ilícito, o que torna este item incorreto, uma vez que as multas são consequências de práticas ilegais.

Passo 6 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

As taxas são classificadas como tributos, e nessa opção, a cobrança pela fiscalização de cemitérios é um serviço que o Estado cobra para fiscalizar se o estabelecimento atende ou não às exigências para instalação em determinado local e/ou para que, mesmo depois de funcionando, continue se enquadrando dentro das normas e exigências da legislação vigente para a atividade desenvolvida.

Essa cobrança é realizada de maneira compulsória, ou seja, é obrigatória que o contribuinte pague a taxa, para que haja a fiscalização. Caso a mesma não seja paga, o estabelecimento será impedido de funcionar através do exercício do poder de polícia por parte da administração pública, o que de fato, caracteriza uma taxa e, por conseguinte, tributo.

Passo 7 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

A alternativa correta é a opção D.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.