6
Manual de Macroeconomia - Básico e Intermediário - 3ª Edição 2008

Exercícios resolvidos: Manual de Macroeconomia - Básico e Intermediário - 3ª Edição 2008

Luiz Martins Lopes IBSN: 9788522450572

Elaborado por professores e especialistas

Passo 1 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(0) Verdadeira (V)

Porque o mark-up é um índice multiplicador que se aplica sobre os custos de produtos e serviços, para que o preço de venda a ser adotado, seja sobre a margem, entre custo de produção e margem de lucro. Pois dada a produtividade do trabalho, o salário real e o mark-up são inversamente proporcionais. Assim, na medida que a atividade cai, a margem de lucros aumenta.

Passo 2 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(1)

VERDADEIRO (V)

Pois, ao efetuarmos o equilíbrio entre Custos, Despesas, Impostos, Preço de venda obtemos a melhoria no lucro. É importante ressaltar que o valor de venda deve cobrir todas as despesas de produção desta matéria-prima até despesas com impostos, e ao final a empresa deverá gerar lucro em vendas para que sua atividade a mantenha ativa. Nesse caso, o preço é igual a somatória de todos os elementos, inclusive o lucro que se deseja obter.

Passo 3 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(2)

Falsa (F)

Na visão kaleckiana, o investimento e o consumo dos capitalistas são os determinantes do lucro e da poupança. O lucro é considerado o resultado direto dos gastos dos capitalistas e a poupança é lucro não-gasto. Nesse sentido, o investimento é o gasto dos capitalistas, ele varia conforme o gasto dos capitalistas.

Passo 4 de 4keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(3)

VERDADEIRO (V)

A explicação para isso decorre do fato de que utilizavam o método de que quanto maior a atividade econômica, maior a demanda de moeda para transações, que, sem ser acompanhada por uma acomodação monetária, levará ao aumento da taxa de juros. Assim, quanto mais sensível for o investimento a taxa de juros, menos inclinada será a IS e maior será a eficácia de uma política monetária LM.

.