7
Manual de Macroeconomia - Básico e Intermediário - 3ª Edição 2008

Exercícios resolvidos: Manual de Macroeconomia - Básico e Intermediário - 3ª Edição 2008

Luiz Martins Lopes IBSN: 9788522450572

Elaborado por professores e especialistas

Passo 1 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(a)

Consideramos que a política monetária representada pela curva LM são as ações tomadas pelo banco central para gerenciar a oferta de moeda e as taxas de juros, a fim de perseguir os objetivos da política macroeconômica.

Passo 2 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Quando a situação é expressa sem a mobilidade de capital, também chamado de inexistência de capital: não há possibilidade de movimentos de capital no curto prazo. E dessa forma, não são afetadas pelas curvas LM e IS. E também a taxa cambial não é afetada.

Passo 3 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(b)

Quando falamos em mobilidade imperfeita, ou seja, aquela expressa por situações intermediárias entre a mobilidade inexistente e a mobilidade perfeita. Uma política monetária expressa pela curva LM é deslocada para a direita. E também a taxa cambial varia conforme seu deslocamento.

Passo 4 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Desse modo, encontramos que há mobilidade de capital, porém, parcial, e assim existem algumas barreiras ou limitações no que diz respeito aos movimentos do capital. Assim como podem existir custos transacionais e administrativos. A política monetária expansionista afeta a taxa nominal de juros. Dessa forma, quando a taxa nominal de juros cai, renda real aumenta, quando o câmbio é fixo. Assim, a curva IS é inalterada, e apenas a curva LM se desloca para baixo.

Passo 5 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

(c)

Passo 6 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para modelos nesta situação, de perfeita mobilidade, como o próprio nome já diz, há perfeição no que tange as atividades envolvidas. Com mobilidade perfeita de capital, ocorre variações na taxa de juros nominal, que pode induzir superávits na balança de pagamentos. Assim, afetando diretamente curva LM e IS, respectivamente, política monetária e fiscal.

Passo 7 de 7keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Assim sendo, não existe nenhum tipo de barreira ou impedimento legal aos movimentos de capital, fazendo com que não exista também custos transacionais e administrativos. Com a taxa de câmbio fixa, não varia a curva LM IS.