49
Matemática Financeira - 5ª Ed. 2010

Exercícios resolvidos: Matemática Financeira - 5ª Ed. 2010

Carlos Patricio SamanezIBSN: 9788576057994

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +15.051

Exercício

Atenção: Na resolução dos exercícios, considerar, salvo menção em contrário, anos comerciais de 360 dias e fluxos postecipados (termos vencidos).

Um financiamento de $132.000 será liquidado em 14 prestações mensais. Considerando uma taxa de juros efetiva de 3% a.m., calcular o valor das prestações na hipótese de serem pagas: postecipadamente (fim de cada mês).

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para o cálculo da Taxa de Juros Efetiva através da Taxa de Juros Nominal:

A Taxa de Juros Efetiva pode ser usada para o cálculo da Prestação postecipada R de uma série de pagamentos sobre o Capital C, no período n:

Para o cálculo da Prestação R antecipada, deve-se descontar o pagamento da primeira prestação do Capital C e descontar esse pagamento do período n:

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para o cálculo de uma Prestação R de um Capital C de $132.000 com prazo de 14 meses e uma taxa de juros efetiva ief de 3% a.m.:

Resulta em uma Prestação R de:

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Para o cálculo da Prestação R antecipada:

Resulta em uma Prestação R de:

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.