8

Exercícios resolvidos: Materiais de Construção - Vol. 1 - 5ª Ed.

L.a. BauerIBSN: 9788521612490

Elaborado por professores e especialistas

ALUNOS QUE TAMBÉM VISUALIZARAM

  • +3.164

Passo 1 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

O asfalto é um ligante betuminoso oriundo da destilação do petróleo usado como revestimento flexível. Possui propriedades de um material impermeável à água, pouco reativo e de adesão termoviscoplástica. Entre os asfaltos mais comuns estão os asfaltos quentes, os dissolvidos e as emulsões, cada qual com suas características e diferenças.

Passo 2 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

As principais diferenças entre os asfaltos a quente, os dissolvidos e as emulsões são:

- O asfalto a quente são materiais termoplásticos, resultante da mistura a quente, em usina apropriada, de agregado iludo, material de enchimento filer e cimento asfáltico, variando a consistência de firme a duro, em temperaturas normais, e que devem ser aquecidos até atingir a condição de fluidos, tornando-o conveniente ao seu emprego, sendo espalhado e comprimido a quente.

- Os asfaltos dissolvidos ou líquido são produzidos pela adição de um diluente volátil, onde a fase semi-sólida de materiais se encontram dissolvidas em óleo de grau de volatibilidade variada, conforme sejam as variedades de cura lenta, média e rápida. Esse diluente serve apenas para baixar a viscosidade e permitir o uso à temperatura ambiente.

- No asfalto à emulsão, há misturas homogêneas de cimentos asfálticos e água, com uma pequena quantidade de um agente emulsificador, usado para reduzir a tensão superficial evitando a aproximação entre as partículas e permitir sua posterior união.

Passo 3 de 3keyboard_arrow_downkeyboard_arrow_up

Portanto, os asfaltos se diferenciam pelo seu preparo, composição e aplicações, cada qual deve ser avaliada para o melhor atendimento às necessidades requeridas.

Depoimentos de estudantes que já assinaram o Exercícios Resolvidos

Nathalia Nascimento fez um comentárioCEFET/RJ • Engenharia
Foi um apoio àquelas aulas que não acabam totalmente com as dúvidas ou mesmo naquele momento de aprender o conteúdo sozinha. Além disso, dispensou a necessidade de um orientador e por isso, permitiu que eu estudasse em qualquer local e hora.
Valdivam Cardozo fez um comentárioUFRB • Engenharia
Tive uma sensação maior de autonomia nos estudos, as vezes era frustante não conseguir resolver uma determinada questão e nem sempre os professores corrigem as listas que passam.